segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Consequências do tráfico de animais.

Quais são as consequências do trafico de animais para a fauna?

Para o Ecossistema:


Quando um animal é retirado de seu habitat natural, é como quebrar ou enfraquecer o elo de uma corrente. Claro que apenas um animal não causaria tanto a natureza, mas infelizmente, não é apenas um animal que foi retirado por capricho, são cerca de milhares de animais todos os anos. Só para ilustrar melhor, tenha em mente que um caminhão comum pode ser utilizado para este fim, e que nele, e as vezes com outras cargas, são tranportados cerca de mil espécimes ou até mesmo três mil. Após isso vem a pergunta: Então, quantos caminhões desses estão rodando pelo país? Quantos animais estariam sendo sacrificados e estariam sofrendo, hoje, agora ou durante o periodo de um ano?


Embora pareceça exagero, que essa quantidade toda de animais seja traficada, pense, você ja deve ter visto algum animal que concerteza está ali proveniente do tráfico de animais. Pode ser um papagaio de uma tia, um canário de um conhecido, um passarinho preto ou até um tartaruga, esses animais não são domesticaveis e só estão ali graças a alguém que se dispos a tira-lós da natureza e traze-los de forma cruel em condições precárias para dentro de uma gaiola, condenado a vida inteira sem sua liberdade.


É importante resaltar que um animal tirado da natureza não só fará falta a todo um ecossistema como será mais um que não deixará decentes a natureza, e sendo assim, a quantidade de outros em sua espécie se tornará cada vez menor até que aquele canário, papagaio, cobra e etc deixará de existir e causará sérias consequencias a todo um ecossistema até que essas consequencias cheguem ao ser humano e lhe prejudiquem. O ecossistema é uma corrente onde cada elo faz o seu trabalho, e quando um elo se perde afeta toda a corrente. E como pensar que se eu retiro do ambiente uma espécie que dispersa a semente de determinada árvore pode ser que esta árvore não mais conseguirá se reproduzir e, se suas folhas servem de alimento para determinado tipo de inseto, dentro de alguns anos este também poderá se extinguir. Este inseto podia ser o principal alimento de determinado pássaro que agora também será afetado pela retirada daquela primeira espécie que não possuía uma relação direta com ele.


Para o Animal:


Seu gato ou cachorro não pode mais ser solto em uma mata ou floresta, não existe mais um lugar para a espécie desses dois seres domesticados no mundo natural. Mas para os animais do trafico sim, ainda existem populações que vivem em liberdade e possuem ambientes nos quais podem viver em liberdade.


Qualquer pessoa que possui uma cão sabe a alegria que o mesmo expressa ao saber que vai sair para passear. Mesmo um animal com anos de domesticação ainda se sente mais contente livre do que dentro de casa ou de um apartamento. O que vale para um passáro, que viveu anos em liberdade nunca foi domesticado, e agora mesmo podendo voar é condenado a passar toda sua vida em uma gaiola?


 Fonte: http://osanimais.org/page/3/

por: Kenya Paiva  

3 comentários: