DICA DO DIA

DICA DIA 24/11/2010 
 
Ande menos de carro
Use menos o carro e mais o transporte coletivo (ônibus, metrô) ou o limpo (bicicleta ou a pé). Se você deixar o carro em casa 2 vezes por semana, deixará de emitir 700 quilos de poluentes por ano.
por: Kenya P.






 

DICA DIA 17/11/201
Não maltrate animais silvestres ou domésticos.

por: Kenya Paiva












Como fazer sua horta em casa



Local: devemos escolher um local que, de preferência, bata sol o dia inteiro, terreno plano ou ligeiramente inclinado e não encharcado.
obs: comece pequeno. Nada de grande canteiros, faça um só e vá aumentando de acordo com sua necessidade.


Adubar esse canteiro com adubo orgânico ou humus. 
obs:reaproveite tudo o que sobra na sua cozinha (resto de comida, cascas, talos ...), no seu jardim (folhas caidas, cascas de arvore ...) e outros produtos orgânicos (esterco de animal, palhas, pelos ...) e faça seu próprio adubo (composto orgânico).


As espécies que você quer plantar e veja qual é o tipo de plantio que ela precisa: mudas, direto ou covas (vem escrito no saquinho das sementes). Divida o canteiro em 4 no comprimento e plante folhosas em 1/4, tuberculos em 1/4 e frutos em 1/4, deixando 1/4 livre.


Cuidar com: regar (pela manhã e/ou a tardinha de acordo com o tempo), afofar a terra (umas 2 vezes mês) e fazer a capina consciente: só se tira o mato que esta em volta da sua planta ou atrapalhando seu crescimento, deixando o mato arrancado no local ou levando o mesmo p/a compostagem.


Depois de colhidos, faça novamente a adubação e faça rotação das culturas: onde você plantou tuberculos, plante folhas; onde plantou frutos, plante tuberculos; na parte vazia do canteiro, arranque o mato (deixando-os sobre a terra ou compostando-os) e plante frutos... e assim vai indo, sempre deixando um pedaço sem plantar onde o mato deve crescer.


Idéia:de uma olhada em plantas companheiras. Elas ajudam muito no controle das pragas.


Então fica ai a dica pessoal, ter uma horta em casa não so te trás o benefícios por consumir alimentos mais frescos e livres de agrotóxicos(que é totalmente prejudicial ao solo e a saúde!),como também você pode usar os restos de alimentos orgânicos para fazer o seu próprio adubo,fazendo com que assim haja uma boa ultilização e um bom destino do que viraria "lixo".


Fonte:http://mungoverde.blogspot.com/2006/10/como-fazer-sua-horta-introduo-geral.html


Postado por:Bianca Leão 16/11/2010




----
Confira 13 dicas para economizar seu combustível

Diminuir o ar-condicionado e não rodar com peso extra fazem a diferença 
 Como abolir o carro parece uma ideia pouco plausível no combate à poluição, diminuir o consumo de combustível é uma questão inevitável. Com isso, o motorista usa menos petróleo -- combustível fóssil não-renovável e que polui os mares -- e diminui as emissões de gás carbônico na atmosfera, hoje o centro do problema nas discussões sobre aquecimento global.
Confira abaixo 13 sugestões que ajudam a diminuir o uso de combustível. São recomendações simples, que não dão trabalho para ser implementada e que trazem benefícios para o planeta e também ao bolso de quem as pratica.

  1. Abasteça seu carro em postos de confiança. Assim, você diminui o risco de colocar gasolina ‘batizada’. A Agência Nacional de Petróleo (anp.gov.br) tem uma lista de estabelecimentos autorizados
  2. Troque as marchas sempre que necessário
  3. Acelere sempre suavemente
  4. Calibre os pneus do carro toda semana conforme as especificações do manual do proprietário. Se você colocar 30% da pressão recomendada, a resistência à rodagem é maior, e os custos aumentam a longo prazo
  5. Suspensão desalinhada também é outro fator de aumento de consumo. Faça o alinhamento a cada 10 mil quilômetros, ou após passar por uma via esburacada
  6. Um filtro de ar entupido consome até 10% mais de combustível
  7. Faça as revisões no prazo devido
  8. Quanto estiver numa descida, não rode em ponto morto; o carro consome mais assim do que com a marcha engatada
  9. O ar-condicionado pode consumir até 25% mais do combustível do carro
  10. Dirigir com os vidros fechados pode diminuir o atrito do vento com o carro, o que faz gastar menos combustível
  11. Mantendo uma planilha com o consumo do seu veículo, você pode notar se o desempenho aumenta ou diminui
  12. Não circule com peso extra desnecessário (ferramentas não utilizadas, jornais, peças trocadas ou estepes velhos, acessórios de praia etc)
  13. Em vez de esquentar o motor de amanhã, ligue e saia
Andrés Bruzzone Comunicação

Crédito: Eduardo Outubo/Flickr 

Bruno Soares







DICA DO DIA 11/11/2010

Preserve sua empresa e também o Meio Ambiente

x Não deixe tambores de produtos químicos dispostos em érea descoberta;
x Utilize sempre a lixeira para residuos;
x O derramamento de óleo disel e combustível sobre o solo agride o meio ambiente,então não de bobeira não contamine o solo;
x Separem o lixo comum dos lixos contaminados por produtos quimicos;
x O uso racional de energia e água deve ser praticado.

----

 DICA DO DIA    10/11/2010


Utilize talheres, copos e pratos de louça. Os descartáveis geram lixo e demoram a se decompor.     
Um exemplo...
tempo de decomposição do copo de plástico: 50 anos 


 por: Kenya Paiva




DICA DO DIA

DESCARTE RESPONSÁVEL
Cerca de 6 milhões de lâmpadas fluorescentes são descartados anualmente no Brasil. A reciclagem, porém, não chega a 4% desse total. "Isso vira um problema ambiental em função da presença do mercúrio, que vai para o solo e os lençóis freáticos".


Então gente ao descartar uma lâmpada fluorescente deve-se ter os seguintes cuidados: envolver a lâmpada em jornal, papelão ou plástico bolha e acondiciona-la em local seguro, para evitar quedas, até que seja entregue nos locais de coleta.

Fica ai a dica! Vamos dar o destino certo para as lâmpadas para não contaminarmos o solo!!!


Fonte:http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/energia/consumo-lampadas-incandescentes-europa-reciclagem-simples-fluorescentes-led-605435.shtml
Postado por: Bianca Leão 09/11/2010
---
57 Dicas práticas para economizar eletricidade, água, gás, etc
Olá pessoal.


Atenção ECOleitores,o texto parece grande, mas vocês não irão arrepender após ler, algumas dicas simples, mas que vão fazer toda a diferença.
  1. Coma menos carne vermelha
    A criação de bovinos é um dos maiores responsáveis pelo efeito estufa. Pare de rir, imbecil. Não é piada. Você já sentiu aquele cheiro pavoroso quando você se aproximou de alguma fazenda/criação de gado? Pois é: É metano com enxofre, que combinados formam um gás inflamável, poluente, e ultra-mega-fedorento. Além disso, a produção de carne vermelha demanda uma quantidade absurda, quase criminosa de água. Para você ter uma idéia: Para produzir 1kg de carne vermelha são necessários 2000 litros de água potável. O mesmo quilo de frango só necessita 10 litros .
  2. Deixe de ser muquirana e compre uma máquina de lavar roupas
    Já foi tempo que máquinas de lavar roupas eram artigos de luxo. Hoje em dia elas são baratas. Com 50 pratas por mês você compra uma. Além do mais, toda vez que sua mãe ou mulher lava as suas cuecas derrapadas e camisas suvaquentas no tanque, ela gasta até 200 litros de água. Uma máquina de lavar em sua capacidade total gasta no máximo 70 litros .
  3. Cozinhe com fogo mínimo
    Se você não faltou às aulinhas de ciências no 1º grau você sabe: Não adianta, por mais que você aumente o fogo, sua comida não vai cozinhar mais depressa, pois a água não ultrapassa 100ºC em uma panela comum. Com o fogo alto, você vai é desperdiçar gás e queimar toda a porcaria da sua comida que já não é lá essas coisas.
  4. Compre um ventilador de teto
    Nem sempre faz calor suficiente pra ser preciso ligar o ar condicionado. Na maioria das vezes um ventilador de teto é o ideal para refrescar o ambiente economizando 90% de energia.
  5. Tampe suas panelas enquanto cozinha
    A "Panex", "Tramontina" e "Rochedo" não fabricam tampas apenas para entulhar seu armário. Elas foram feitas para serem usadas. Ao tampar as panelas enquanto cozinha você aproveita o calor que simplesmente se perderia no ar. Parece óbvio, não é? E é mesmo! Dãããããããã...
  6. Use uma garrafa térmica com água gelada
    Compre daquelas garrafas térmicas de acampamento, de 2 ou 5 litros . Abasteça-a de água bem gelada e cubos de gelo pela manhã. Você terá água gelada até a noite e evitará o abre-fecha da geladeira toda vez que algum prego quiser uma porcaria de um copo dágua
  7. Máquina de lavar louça é pra usar e não para enfeitar a cozinha
    A máquina gasta 30 litros de água pra lavar a louça de 4 pessoas. Se você lavar na pia, gastará pelo menos 100 litros
  8. Antes de cozinhar, retire da geladeira todos os ingredientes de uma só vez
    Evite o abre-fecha da geladeira toda vez que seu cozido precisar de uma cebola, uma cenoura, etc...
  9. Não troque o seu celular
    Já foi tempo que celular era sinal de status. Hoje em dia qualquer zé mané tem. Trocar por um mais moderno para tirar onda? Ninguém se importa. Fique com o antigo pelo menos enquanto estiver funcionando perfeitamente ou em bom estado. Se o problema é a bateria, considere o custo/benefício trocá-la e descartá-la adequadamente, encaminhando-a a postos de coleta. Celulares trouxeram muita comodidade à nossa vida, mas utilizam de derivados de petróleo em suas peças e metais pesados em suas baterias. Além disso, na maioria das vezes sua produção é feita utilizando mão de obra barata em países em desenvolvimento. Utilize seus gadgets até o final da vida útil deles, lembre-se de que eles certamente não foram nada baratos.
  10. Pare de usar a mangueira de água para varrer a calçada
    A chamada "vassourinha hidráulica", por 15 minutos, desperdiça 280 litros de água. Mais sensato é pegar a vassoura, juntar a sujeira, recolher com a pá e só depois enxaguar o chão com um balde de 10 litros . A limpeza é a mesma. E você deixa de ser cretino.
  11. Use somente pilhas e baterias recarregáveis
    É certo que são caras, mas ao uso em médio e longo prazo elas se pagam com muito lucro. Duram anos e podem ser recarregadas em média 1000 vezes.
  12. Limpe ou troque os filtros o seu ar condicionado
    Um ar condicionado sujo representa 158 quilos de gás carbônico a mais na atmosfera por ano.
  13. Troque suas lâmpadas incandescentes por fluorescentes
    Lâmpadas fluorescentes gastam 60% menos energia que uma incandescente. Assim, você economizará 136 quilos de gás carbônico anualmente.
  14. Escolha eletrodomésticos de baixo consumo energético
    Procure por aparelhos com o selo do Procel (no caso de nacionais) ou Energy Star (no caso de importados).
  15. Não deixe seus aparelhos em standby
    Simplesmente
    desligue ou tire da tomada quando não estiver usando um eletrodoméstico. A função de standby de um aparelho usa cerca de 15% a 40% da energia consumida quando ele está em uso.
  16. Mude sua geladeira ou freezer de lugar
    Ao colocá-los próximos ao fogão, eles utilizam muito mais energia para compensar o ganho de temperatura. Mantenha-os afastados pelos menos 15cm das paredes para evitar o superaquecimento. Colocar roupas e tênis para secar atrás deles então, nem pensar!
  17. Descongele geladeiras e freezers antigos a cada 15 ou 20 dias
    O excesso de gelo reduz a circulação de ar frio no aparelho, fazendo que gaste mais energia para compensar. Se for o caso, considere trocar de aparelho. Os novos modelos consomem até metade da energia dos modelos mais antigos, o que subsidia o valor do eletrodoméstico a médio/longo prazo.
  18. Use a máquina de lavar roupas/louça só quando estiverem cheias
    Caso você realmente precise usá-las com metade da capacidade, selecione os modos de menor consumo de água. Se você usa lava-louças, não é necessário usar água quente para pratos e talheres pouco sujos. Só o detergente já resolve.
  19. Retire imediatamente as roupas da máquina de lavar quando ela parar
    As roupas esquecidas na máquina de lavar ficam muito amassadas, exigindo muito mais trabalho e tempo para passar e consumindo assim muito mais energia elétrica
  20. Tome banho de chuveiro
    E de preferência, rápido. Um banho de banheira consome até quatro vezes mais energia e água que um chuveiro.
  21. Regule o chuveiro
    Você realmente precisa de uma 'cachoeira' pra tomar um banho?
  22. Abra as janelas!
    Seja bem-vinda a luz natural! Abrir janelas, cortinas, persianas, deixar o sol entrar e iluminar a casa é bem melhor que acender lâmpadas desnecessariamente. Além de fazer muito bem ao seu humor, você também vai economizar dinheiro no fim do mês.
  23. Use menos água quente
    Aquecer água consome muita energia. Para lavar a louça ou as roupas, prefira usar água morna ou fria.
  24. Pendure ao invés de usar a secadora
    Você pode economizar mais de 317 quilos de gás carbônico se pendurar as roupas durante metade do ano ao invés de usar a secadora.
  25. Nunca é demais lembrar: recicle
    Recicle no trabalho e em casa. Se a sua cidade ou bairro não tem coleta seletiva, leve o lixo até um posto de coleta. Existem vários na rede Pão de Açúcar. Lembre-se de que o material reciclável deve ser lavado (no caso de plásticos, vidros e metais) e dobrado (papel).
  26. Configure seu computador
    O screen saver cheio de efeitos especiais do computador não é a melhor maneira de economizar energia. O monitor ligado, mesmo com aquele descanso de tela bacana, é responsável por até 80% do consumo do computador. Mais eficiente é configurar a máquina para o modo de economia de energia. Assim, ele vai desligar automaticamente toda vez que você se ausentar.
  27. Reduza o uso de embalagens
    Embalagem menor é sinônimo de desperdício de água, combustível e recursos naturais. Prefira embalagens maiores, de preferência com refil. Evite ao máximo comprar água em garrafinhas, leve sempre com você a sua própria.
  28. Compre papel reciclado
    Produzir papel reciclado consome de 70 a 90% menos energia do que o papel comum, e poupa nossas florestas.
  29. Utilize uma sacola para as compras
    Sacolinhas plásticas descartáveis são um dos grandes inimigos do meio-ambiente. Elas não apenas liberam gás carbônico e metano na atmosfera, como também poluem o solo e o mar. Quando for ao supermercado, leve uma sacola de feira ou suas próprias sacolinhas plásticas.
  30. Plante uma árvore
    Uma árvore absorve uma tonelada de gás carbônico durante sua vida. Plante árvores no seu jardim ou inscreva-se em programas como o SOS Mata Atlântica ou Iniciativa Verde.
  31. Compre alimentos produzidos na sua região
    Fazendo isso, além de economizar combustível, você incentiva o crescimento da sua comunidade, bairro ou cidade.
  32. Compre alimentos frescos ao invés de congelados
    Comida congelada além de mais cara, consome até 10 vezes mais energia para ser produzida. É uma praticidade que nem sempre vale a pena.
  33. Compre orgânicos
    Por enquanto, alimentos orgânicos são um pouco mais caros pois a demanda ainda é pequena no Brasil. Mas você sabia que, além de não usar agrotóxicos, os orgânicos respeitam os ciclos de vida de animais, insetos e ainda por cima absorvem mais gás carbônico da atmosfera que a agricultura “tradicional”? Se toda a produção de soja e milho dos EUA fosse orgânica, cerca de 240 bilhões de quilos de gás carbônico seriam removidos da atmosfera. Portanto, incentive o comércio de orgânicos para que os preços possam cair com o tempo.
  34. Ande menos de carro
    Use menos o carro e mais o transporte coletivo (ônibus, metrô) ou o limpo (bicicleta ou a pé). Se você deixar o carro em casa 2 vezes por semana, deixará de emitir 700 quilos de poluentes por ano.
  35. Não deixe o bagageiro vazio em cima do carro
    Qualquer peso extra no carro causa aumento no consumo de combustível. Um bagageiro vazio gasta 10% a mais de combustível, devido ao seu peso e aumento da resistência do ar.
  36. Mantenha seu carro regulado
    Calibre os pneus a cada 15 dias e faça uma revisão completa a cada seis meses, ou de acordo com a recomendação do fabricante. Carros regulados poluem menos. A manutenção correta de apenas 1% da frota de veículos mundial representa meia tonelada de gás carbônico a menos na atmosfera.
  37. Lave o carro a seco
    Existem diversas opções de lavagem sem água, algumas até mais baratas do que a lavagem tradicional, que desperdiça centenas de litros a cada lavagem. Procure no seu posto de gasolina ou no estacionamento do shopping.
  38. Quando for trocar de carro, escolha um modelo menos poluente
    Apesar da dúvida sobre o álcool ser menos poluente que a gasolina ou não, existem indícios de que parte do gás carbônico emitido pela sua queima é reabsorvida pela própria cana de açúcar plantada. Carros menores e de motor 1.0 poluem menos. Em cidades como São Paulo , onde no horário de pico anda-se a 10km/h, não faz muito sentido ter carros grandes e potentes para ficar parados nos congestionamentos.
  39. Use o telefone ou a Internet
    A quantas reuniões de 15 minutos você já compareceu esse ano, para as quais teve que dirigir por quase uma hora para ir e outra para voltar? Usar o telefone ou skype pode poupar você de stress, além de economizar um bom dinheiro e poupar a atmosfera.
  40. Voe menos, reúna-se por videoconferência
    Reuniões por videoconferência são tão efetivas quanto as presenciais. E deixar de pegar um avião faz uma diferença significativa para a atmosfera.
  41. Economize CDs e DVDs
    CDs e DVDs sem dúvida são mídias eficientes e baratas, mas você sabia que um CD leva cerca de 450 anos para se decompor e que, ao ser incinerado, ele volta como chuva ácida (como a maioria dos plásticos)? Utilize mídias regraváveis, como CD-RWs, drives USB ou mesmo e-mail ou FTP para carregar ou partilhar seus arquivos. Hoje em dia, são poucos arquivos que não podem ser disponibilizados virtualmente ao invés de em mídias físicas.
  42. Proteja as florestas
    Por anos os ambientalistas foram vistos como “eco-chatos”. Mas em tempos de aquecimento global, as árvores precisam de mais defensores do que nunca. O papel delas no aquecimento global é crítico, pois mantém a quantidade de gás carbônico controlada na atmosfera.
  43. Considere o impacto de seus investimentos
    O dinheiro que você investe não rende juros sozinho. Isso só acontece quando ele é investido em empresas ou países que dão lucro. Na onda da sustentabilidade, vários bancos estão considerando o impacto ambiental das empresas em que investem o dinheiro dos seus clientes. Informe-se com o seu gerente antes de escolher o melhor investimento para você e o meio ambiente.
  44. Informe-se sobre a política ambiental das empresas que você contrata
    Seja o banco onde você investe ou o fabricante do shampoo que utiliza, todas as empresas deveriam ter políticas ambientais claras para seus consumidores. Ainda que a prática esteja se popularizando, muitas empresas ainda pensam mais nos lucros e na imagem institucional do que em ações concretas. Por isso, não olhe apenas para as ações que a empresa promove, mas também a sua margem de lucro alardeada todos os anos. Será mesmo que eles estão colaborando tanto assim?
  45. Desligue o computador
    Muita gente tem o péssimo hábito de deixar o computador de casa ou da empresa ligado ininterruptamente, às vezes fazendo downloads, às vezes simplesmente por comodidade. Desligue o computador sempre que for ficar mais de 2 horas sem utilizá-lo e o monitor por até quinze minutos.
  46. Considere trocar seu monitor
    O maior responsável pelo consumo de energia de um computador é o monitor. Monitores de LCD são mais econômicos, ocupam menos espaço na mesa e estão ficando cada vez mais baratos. O que fazer com o antigo? Doe a instituições como o Comitê para a Democratização da Informática.
  47. No escritório, desligue o ar condicionado uma hora antes do final do expediente
    Num período de 8 horas, isso equivale a 12,5% de economia diária, o que equivale a quase um mês de economia no final do ano. Além disso, no final do expediente a temperatura começa a ser mais amena.
  48. Não permita que as crianças brinquem com água
    Banho de mangueira, guerrinha de balões de água e toda sorte de brincadeiras com água são sem dúvida divertidas, mas passam a equivocada idéia de que a água é um recurso infinito, justamente para aqueles que mais precisam de orientação, as crianças. Não deixe que seus filhos brinquem com água, ensine a eles o valor desse bem tão precioso.
  49. No hotel, economize toalhas e lençois
    Use o bom senso... Você realmente precisa de uma toalha nova todo dia? Você é tão imundo assim? Em hotéis, o hóspede tem a opção de não ter as toalhas trocadas diariamente, para economizar água e energia. Trocar uma vez a cada 3 dias já está de bom tamanho. O mesmo vale para os lençois, a não ser que você mije na cama...
  50. Participe de ações virtuais
    A Internet é uma arma poderosa na conscientização e mobilização das pessoas. Um exemplo é o site ClickÁrvore, que planta árvores com a ajuda dos internautas. Informe-se e aja!
  51. Instale uma válvula na sua descarga
    Instale uma válvula para regular a quantidade de água liberada no seu vaso sanitário: mais quantidade para o número 2, menos para o número 1!
  52. Não peça comida para viagem
    Se você já foi até o restaurante ou à lanchonete, que tal sentar um pouco e curtir sua comida ao invés de pedir para viagem? Assim você economiza as embalagens de plástico e isopor utilizadas.
  53. Regue as plantas à noite
    Ao regar as plantas à noite ou de manhãzinha, você impede que a água se perca na evaporação, e também evita choques térmicos que podem agredir suas plantas.
  54. Frequente restaurantes naturais/orgânicos
    Com o aumento da consciência para a preservação ambiental, uma gama enorme de restaurantes naturais, orgânicos e vegetarianos está se espalhando pelas cidades. Ainda que você não seja vegetariano, experimente os novos sabores que essa onda verde está trazendo e assim estará incentivando o mercado de produtos orgânicos, livres de agrotóxicos e menos agressivos ao meio-ambiente.
  55. Vá de escada
    Para subir até dois andares ou descer três, que tal ir de escada? Além de fazer exercício, você economiza energia elétrica dos elevadores.
  56. Faça sua voz ser ouvida pelos seus representantes
    Use a Internet, cartas ou telefone para falar com os seus representantes em sua cidade, estado e país. Mobilize-se e certifique-se de que os seus interesses – e de todo o planeta – sejam atendidos.
  57. Divulgue essa lista!
    Envie essa lista por e-mail para seus amigos, divulgue o link do post no seu blog ou orkut, reproduza-a livremente, e, quando possível, cite a fonte. O Mude o Mundo agradece, e o planeta também!
"Mude o Mundo"
Bruno S.
 Com simples atitudes, podemos transformar o planeta.
 Pense nisso. E aproveite a dica do dia. 
Economize CDs e DVD. 
CDs e DVDs sem dúvida são mídias eficientes e baratas, mas você sabia que um CD leva cerca de 450 anos para se decompor e que, ao ser incinerado, ele volta como chuva ácida (como a maioria dos plásticos)?
Utilize mídias regraváveis, como CD-RWs, drives USB ou mesmo e-mail ou FTP para carregar ou partilhar seus arquivos. Hoje em dia, são poucos arquivos que não podem ser disponibilizados virtualmente ao invés de em mídias físicas.


 Desligue o computador
Muita gente tem o péssimo hábito de deixar o computador de casa ou da empresa ligado ininterruptamente, às vezes fazendo downloads, às vezes simplesmente por comodidade. Desligue o computador sempre que for ficar mais de 2 horas sem utilizá-lo e o monitor por até quinze minutos.
           
 Por: Graziele Duarte





DICA DO DIA:04/11/2010


Olá Pessoal!


Bem creio que todos ja cansaram de ver pessoas varrendo a calçada com aguá ne?
Peço que sempre que vocês presenciarem uma cena desse tipo,poderiam dar um "toque",orientando a pessoa que ela podeia estar economizando água,se estivesse ali varrendo com a vassoura.O que acaba gastando ate menos tempo,alem de estar agindo de forma correta e economizando água!!!
E para essa nossa amiga que nos ajuda a poupar água varrendo,tenho uma solução ecológica também!Porque não torna-la uma vassoura ecológica?Tais vassouras,quando feitas de garrafas Pet,tê uma otima durabilidade e ja são ultilizadas por garis em seu trabalho cotidiano.




E então vamos aprender a fazê-las? É muito simples,acompanhe:

                                                          
Vassoura de Garrafa Pet



Materiais necessários
  • 20 garrafas de refrigerante de plástico PET de 2 litros;
  • cabo de vassoura;
  • tesoura;
  • estilete;
  • furador-arame-martelo-pregos.

Passo a Passo
  • retire o rótulo da garrafa e em seguida corte o fundo, utilizando a tesoura ou o estilete;
  • corte tirinhas de mais ou menos 0,5 cm até a parte mais arredondada deixando um espaço sem cortar.
  • Tire o gargalo 
  • Deixe uma com gargalo e 18 peças sem gargalo.
  • Encaixe essas peças na peça com gargalo, uma por uma. 
  • Agora você corta mais uma garrafa, retire seu fundo, como fez nas primeiras e colocar por cima dessa base. 
Obs:Para evitar que solte as partes que você juntou fazendo a base, é preciso fazer dois furos para atravessar um arame, passando por todas as camadas. 
  • Arremate torcendo ou virando as pontas do arame para não soltar.
  • Agora basta prender com pregos no cabo da vassoura.






Postado por: Bianca Leão 04/11/2010
---

DICA DO DIA:


Canso de vê pessoas jogando lixo da janela dos ônibus,dos carros,chupar uma balinha e jogar o papelzinho no chão...chega ser polêmico, porque o brasileiro tem essa mania tão feia ?
Na minha opnião deveria ter multa pra quem comete tal ato, pois toda ação tem sua reação, com isso os bueiros entopem e as enchentes acontecem em dias de chuva.
Poderia fazer um texto enorme dos motivos e as consequências de se jogar lixo na rua,isso demonstra falta de educação.


 então fica a dica:

 Guarde o lixo com você até encontrar um local adequado caso estiver na rua!


kenya Paiva 03/11/2010
---


 DICA DO DIA 02/11/2010

"Não importa o quão pequeno ou sem importancia o que fazemos possa parecer. Se o fizermos bem, isso pode em breve se tranformar no passo que nos guiara para coisas melhores." Channing Pollock

Devemos perceber que somos o um que faz parte do todo, que cada um faz a diferença a partir da sua atitude e que somados um a um nos somos o todo que pode mudar o planeta. Podemos começar a partir de agora evitando por exemplo o disperdicio de alimentos.

Dicas para combater o desperdício de alimentos
Planeje as compras verificando o que já tem em casa. Opte pelo essencial.

Siga a lista que preparou no supermercado. Procure fazer as compras após as refeições.

Compre verduras, legumes e frutas semanalmente.
Não se importe com pequenas imperfeições destes alimentos.
Adquira na quantidade de consumo da sua família.
Coma primeiro as frutas mais maduras.
Prepare salada de frutas, vitaminas, aproveitando os alimentos disponíveis com criatividade.
No preparo, procure aproveitar integralmente os alimentos, sempre que possível.
Cascas de abacaxi viram suco, talos de verduras enriquecem tortas, sopas, arroz, risotos, etc.

Quanto a comida estiver pronta e na temperatura ambiente, congele o excedente em porções individuais para consumo (uma concha de arroz, feijão, outros grãos cozidos, etc). Se sobrar, diminua a porção até acertar o tamanho ideal.
Congele somente comida fresca. Descongele de um dia para o outro na geladeira ou retire do congelador algumas horas antes de consumir. Nunca recongele.

Em geral, congelam muito bem :
- pratos prontos;
- pães, bolos, tortas e salgados;
- as frutas da estação viram polpa para sucos naturais nutritivos;
- molho de tomates frescos refogados;
- vegetais escaldados e resfriados em seguida por cerca de 3 minutos em cada etapa (pesquise técnica de branqueamento).
Não congelam bem : maionese, saladas cruas, ovos cozidos, batata cozida e creme de leite, entre outros.
Procure colocar no prato somente o que pretende comer. Repita se necessário.
Prefira produtos da estação. São mais baratos e saborosos.
Procure comprar produtos da região. Isto ajuda a diminuir a poluição e as perdas causadas pelo transporte da mercadoria.

Não compre alface, cenoura e outros alimentos para ficarem esquecidos e velhos na gaveta da geladeira.
E mais :
Descarte os alimentos separadamente (lixo orgânico) de outros resíduos como papel, plástico, vidro, metal e outros.

Habitue-se a ler os rótulos dos produtos : prazo de validade, informações nutricionais, calorias, ingredientes, tipos de gorduras, etc.

Procure optar por alimentos e sucos naturais. São nutritivos e geram menos lixo (embalagens de bebidas).
Orgânico ou convencional, todo alimento vindo da feira deve ser muito bem lavado antes do consumo.
Evite frituras e frios embutidos.

Alimentos ricos em fibras que ajudam no funcionamento do intestino : frutas, verduras, nozes, sementes, cereais e farinhas integrais, entre outros.
Evite consumir com grande frequência produtos industrializados/muito processados com excesso de açúcar, sal, gorduras trans, saturadas ou aditivos químicos artificiais (conservantes, corantes, aromatizantes, antioxidantes, estabilizantes e outros muitas vezes indecifráveis).
Em casa faça a "propaganda" das frutas, verduras, legumes e grãos para as crianças aprenderem a fazer escolhas alimentares certas.
Uma alimentação saudável não pode ser baseada em bolachas, salgadinhos de pacote, frituras, carnes gordurosas, guloseimas, bebidas adocicadas, fast-food...
A natureza oferece alimentos que ajudam na saúde, boa forma e longevidade.

Fonte: http://www.natureba.com.br/
Caroline Almeida 02/11/2010

 -------------
 DICA DO DIA 01/11/2010

Conserte os eletroeletrônicos sempre que possível para evitar comprar novos e gerar mais lixo.

Geraldo Junior  01/11/2010

-------------



 Economize água na sua casa

Boa noite, ECOleitores.

Atualmente um dos maiores problemas ambientais, é a contaminação dos nossos recursos hídricos. Sendo assim o “WWF Brasil”, selecionou algumas dicas de como preservar esse importante recurso, a ÁGUA.

Vazamentos
Esta é uma das principais fontes de desperdício de água na residência. Eles podem ser evidentes (como uma torneira pingando) ou escondidos (no caso de canos furados ou de vaso sanitário). Uma torneira mal fechada pode desperdiçar 46 litros de água em um dia. Com uma abertura de 1 mililitro, o fiozinho de água escorrendo será responsável pela perda de 2068 litros de água em 24 horas.

No caso de vazamentos em vasos sanitários, verifique se há água escorrendo. Para isso, jogue cinzas, talco ou outro pó fino no fundo da privada e observe por alguns minutos. Se houver movimentação do pó ou se ela sumir, há vazamento. Outra forma de detectar um vazamento é através do hidrômetro (ou relógio de água) da casa. Para tanto, siga os seguintes passos:

* Feche todas as torneiras e desligue os aparelhos que usam água na casa (só não feche os registros na parede, que alimentam as saídas de água).
* Anote o número indicado no hidrômetro e confira depois de algumas horas para ver se houve alteração ou observe o círculo existente no meio do medidor (meia-lua, gravatinha, circunferência dentada) para ver se continua girando.
* Se houver alteração nos números ou movimento do medidor, há vazamento.
* Caso seja viável, instale redutores de vazão em torneiras e chuveiro.

Banho
Ao ensaboar-se, feche as torneiras. Não deixe a torneira aberta enquanto ensaboa as mãos, escova os dentes ou faz a barba. Evite banhos demorados. Reduzindo 1 minuto do seu banho você pode economizar de 3 a 6 litros de água. Imagine numa cidade onde vivem aproximadamente 2 milhões de habitantes. Poderíamos ter uma economia de, no mínimo, 6 milhões de litros.Vaso sanitárioQuando construir ou reformar, dê preferência às caixas de descarga no lugar das válvulas; ou utilize aquelas de volume reduzido. Não deixe a descarga do banheiro disparar (no caso de acionados por válvulas).

Torneiras
Instale torneiras com aerador ("peneirinhas" ou "telinhas" na saída da água). Ele dá a sensação de maior vazão, mas, na verdade, faz exatamente o contrário.

Louça
Lave as louças em uma bacia com água e sabão e abra a torneira só para enxaguar. Use uma bacia ou a própria cuba da pia para deixar os pratos e talheres de molho por alguns minutos antes da lavagem, pois isto ajuda a soltar a sujeira. Utilize água corrente somente para enxaguar.

Verduras
Para lavar verduras use também uma bacia para deixá-las de molho (pode ser inclusive com algumas gotas de vinagre), passando-as depois por um pouco de água corrente para terminar de limpá-las.

Roupa
Lave de uma vez toda a roupa acumulada. Deixar as roupas de molho por algum tempo antes de lavar também ajuda. Ao esfregar a roupa com sabão use um balde com água, que pode ser a mesma usada para manter a roupa de molho. Enquanto isso, mantenha a torneira do tanque fechada. Enxagüe também utilizando o balde e não água corrente. Se você tiver máquina de lavar, use-a sempre com a carga máxima e tome cuidado com o excesso de sabão para evitar um número maior de enxágües. Caso opte por comprar uma lavadora, prefira as de abertura frontal que gastam menos água que as de abertura superior.

Jardins e plantas
Regar jardins e plantas durante 10 minutos significa um gasto de 186 litros. Você pode economizar 96 litros se tomar estes cuidados:

* Regue o jardim durante o verão pela manhã ou à noite, o que reduz a perda por evaporação;
* Durante o inverno, regue o jardim em dias alternados e prefira o período da manhã;
* Use uma mangueira com esguicho tipo revólver;
* Cultive plantas que necessitam de pouca água (bromélias, cactos, pinheiros, violetas);
* Molhe a base das plantas, não as folhas;
* Utilize cobertura morta (folhas, palha) sobre a terra de canteiros e jardins. Isso diminui a perda de água;

Água da chuva
Aproveite sempre que possível a água de chuva. Você pode armazená-la em recipientes colocados na saída das calhas ou na beirada do telhado e depois usá-la para regar as plantas. Só não se esqueça de deixá-los tampados depois para que não se tornem focos de mosquito da dengue!

Carro
Substitua a mangueira por um balde com pano para retirar a sujeira do veículo. Lavar o carro com a torneira aberta é uma das piores e mais comuns maneiras de desperdiçar água.

Calçada
Evite lavar a calçada. Limpe-a com uma vassoura, ou lave-a com a água já usada na lavagem das roupas. Utilize o resto da água com sabão para lavar o seu quintal. Depois, se quiser, jogue um pouco de água no chão, somente para "baixar a poeira". Para isto você pode usar aquela água que sobrou do tanque ou máquina de lavar roupas.

Mobilize seus amigos e vizinhos
Se você mora em apartamento, estimule seus vizinhos a economizar água e cobre vistorias do condomínio. Assim você gasta menos e ainda ajuda ao meio ambiente. Você pode começar clicando em "Enviar para um amigo" (vide acima) e repassando este texto para eles!

Fonte: Idec.org.br



Boa tarde pessoal.

Amanhã é dia de eleição, então vou dar uma dica.
Veja e reveja as propostas do seu candidato, confira se ele esta sendo coerente e se realmente é possivel cumpri-las, e claro confira as propostas sobre o Meio Ambiente, se ele se preocupa verdadeiramente em preserva-lo, e suas propostas relacionados aos problemas ambientais do País. É isso ai galera a decisão está em nossas mãos.
Boa votação amanhã para todos e um otimo feriado.
Ate mais.
30/10/2010
Fernanda B.